terça-feira, 19 de julho de 2016

Centenas de galáxias foram detectadas na primeira imagem de um novo super telescópio




O radiotelescópio MeerKAT ainda não acabou de ser construído, mas ele já tirou a sua primeira foto: um pequeno trecho do céu mostrando 1.300 galáxias. Apenas 70 galáxias eram conhecidas nessa parte específica do céu, que cobre menos de 0,01% de toda a esfera celestial.

O telescópio na África do Sul, quando estiver pronto, terá 64 antenas, mas está sendo construído em fases para que testes sejam feitos sobre possíveis problemas que possam surgir. Nessa primeira fase, chamada AR1, ele tem apenas 16 antenas, e foi com isso que ele conseguiu capturar essa imagem. Ele só está com 25% da sua capacidade! Imagine o que será capaz de fazer quando estiver completo.



O MeerKAT vai se tornar parte do Square Kilometre Array (SKA), que é um projeto muito maior com múltiplos radiotelescópios que serão construídos na Austrália e África do Sul. De acordo com um press release da SKA, esse é o primeiro passo para mostrar como a África do Sul pode contribuir para as conversas espaciais internacionais.

“O lançamento do MeerKAT AR1 e seus primeiros resultados são um marco importante para a África do Sul,” disse o Dr. Rob Adam, diretor do projeto da divisão da África do Sul do SKA.

“Este telescópio, que foi criado e construído predominantemente localmente, mostra ao mundo que a África do Sul pode competir em ciência, pesquisa, engenharia e tecnologia internacional,” disse a Ministra de Ciência e Tecnologia Naledi Pandor.

A imagem pode não parecer grande coisa em um primeiro momento, mas confira esses recortes abaixo. As duas galáxias à direita possuem buracos negros supermaciços em seus centros. A que está no canto inferior esquerdo se localiza a aproximadamente 200 milhões de anos luz de distância.



[Phys.org via MeerKAT]

Fotos via MeerKAT

FONTE: GIZMODO BRASIL


←  ANTERIOR PROXIMA → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

HORA CERTA SITE UNIVERSO

Total de visualizações

Participem Fan Page Facebook

Seguidores

PUBLICIDADE

Tecnologia do Blogger.

Postagens mais visitadas

VISITANTE ONLINE