terça-feira, 19 de julho de 2016

Cientistas estão perto de conseguir criar uma capa da invisibilidade




Desde que os livros do Harry Potter chegaram às livrarias, sonhamos em viver um pouco daquele universo. Já é possível visitar o Beco Diagonal na Universal Studios, por exemplo. E talvez, em algum momento da sua vida, você poderá experimentar uma capa da invisibilidade.

Invisibilidade é uma das obsessões da ciência e pesquisadores da Queen Mary University of London deram mais um passo para a criação de um material capaz de fazer objetos desaparecerem.

Os pesquisadores fizeram parcerias com a indústria britânica para demonstrar o dispositivo, que não torna os objetos invisíveis, mas chega perto disso. Na verdade, ele usa uma forma de nanocompósito para fazer com que objetos pareçam planos. São sete camadas distintas com propriedades elétricas que modificam o comportamento das ondas eletromagnéticas.

Os resultados do estudo, publicados na semana passada da revista Scientific Reports, mostram que será possível atingir a invisibilidade futuramente, mas também revela potenciais para aplicações mais amplas na engenharia, ótica e acústica. Segundo os cientistas, a descoberta poderia ser aplicada em qualquer coisa relacionada a ondas eletromagnéticas.

“O estudo e manipulação das ondas é a chave para desenvolver soluções tecnológicas e industriais na produção de plataformas para a vida real, em diferentes campos” disse o principal autor do estudo, Dr. Luigi La Spada.

O estudo não revela qual é o material utilizado na capa (provavelmente estão escondendo para poder patentear depois), mas afirma que o processo de fabricação é “barato e altamente reprodutivo”.

Imagem do topo: Repare como as ondas não se distribuem ao longo da superfície do objeto. Crédito: Dr La Spada/Queen Mary University of London

[EurekAlert via Queen Mary University of London]

FONTE: GIZMODO BRASIL


←  ANTERIOR PROXIMA → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

HORA CERTA SITE UNIVERSO

Total de visualizações

Participem Fan Page Facebook

Seguidores

PUBLICIDADE

Tecnologia do Blogger.

Postagens mais visitadas

VISITANTE ONLINE