terça-feira, 30 de agosto de 2016

Caçadores de aliens descobriram um sinal esquisito de rádio vindo de uma estrela




Astrônomos usando o radiotelescópio RATAN-600 na Rússia detectaram um sinal esquisito emanando de uma estrela que fica a cerca de 94 anos-luz de distância da Terra. Ainda não está claro se o sinal está sendo transmitido por aliens. No entanto, os pesquisadores dizem que nós deveríamos prestar atenção neste intrigante ponto que pode ser uma civilização extraterrestre.

Como reportado por Paul Glister no Centauri Dreams, o sinal anômalo foi detectado por uma equipe internacional de astrônomos em 15 de maio de 2015. Os pesquisadores, liderados por N.N. Brusilov, descrevem um “forte sinal na direção da estrela HD 164595”, localizada na constelação Hércules. O achado deve ainda ser mais discutido durante o encontro da IAA SETI Permanent Commitee, grupo que pesquisa o contato com civilizações extraterrestres, em 27 de setembro de 2016.


Radiotelescópio russo RATAN-600. Crédito: Wikimedia

Ainda é cedo para dizer se o sinal vem de uma civilização extraterrestre, mas os pesquisadores dizem que os sinais são sérios o suficiente para serem alvos constantes de monitoramento. A estrela HD 164595 é praticamente do mesmo tamanho e idade de nosso Sol, além de ter uma composição química semelhante e estar a uma distância menor que 100 anos-luz. Ela ainda abriga um planeta conhecido, um exoplaneta que é uma espécie de Netuno mais quente em uma órbita circular. É muito provável que haja mais planetas neste sistema.


Fortes sinais de rádio foram detectados na direiçã ode HD 164595. Crédito: Bursov et al

Observando o sinal, os pesquisadores disseram que se ele veio de um farol de rádio istotrópico multidirecional, ele poderia ter sido produzido por uma civilização tipo 2, na escala de Kardashev — uma civilização alienígena capaz de aproveitar a energia potencial de uma estrela. Se veio de nosso sistema solar, então provavelmente foi emitido por uma civilização tipo 1 — uma civilização alien capaz de explorar quase todo o potencial energético do planeta.

Uma outra possibilidade, é claro, é que o sinal seja uma anomalia natural, como uma espécie de ruído. O astrônomo francês Jean Schneider considera a possibilidade de que a estrela HD 164595 está amplificando ruídos cósmicos através de um processo conhecido como microlente gravitacional.

Para seguir adiante, os cientistas precisarão confirmar a qualidade e a integridade desses sinal, além de descartar outras possibilidades consideradas. Ao se concentrarem na busca por sinais de rádio neste sistema planetário, os cientistas podem detectar novo sinais e, possivelmente, novos padrões. São exemplos disso a intrigante estrela de tabby (ou KIC 8462852) e os rumores sobre a megaestrutura alienígena. No entanto, ainda são necessários mais dados antes de tirarmos conclusões sólidas.

[Centauri Dreams]

Foto do topo: reprodução do filme Contact (1997), estrelado pela atriz Jodie Foster (foto).

FONTE: GIZMODO BRASIL


←  ANTERIOR PROXIMA → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

HORA CERTA SITE UNIVERSO

Total de visualizações

Participem Fan Page Facebook

Seguidores

PUBLICIDADE

Tecnologia do Blogger.

Postagens mais visitadas

VISITANTE ONLINE