quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Você deixaria esta cobra robótica ser usada para te operar?



A robótica esquisita das cobras está de volta agora com uma nova aplicação. Porém, a questão aqui é que ela entre dentro de você pela sua boca por questões de saúde.

O Flex Robotic System, que parece um treco saído do filme Wall-E, é desenvolvido por Howie Choset, um professor do instituto de robótica da Universidade Carnegie Mellon, e seu colega Alon Wolf. Feito para cirurgias minimamente invasivas na área do abdômen, o sistema permite que cirurgiões explorem a área a ser operada com uma câmera 3D e com um robô para fazer uma laparoscopia.



A laparoscopia é um método em que o os procedimentos cirúrgicos são feitos usando pequenos instrumentos anexados a um pequeno bastão ou fios — tudo isso com o paciente anestesiado. Pela falta de soluções como essa que procedimentos como a apendicetomia (extração do apêndice) deixam uma pequena cicatriz na região da barriga.

Segundo os criadores, este robô cirurgião pode ser especificamente útil na operação de tumores pouco acessíveis e reduzir o número de tratamentos com radiação em alguns tipos de câncer.

No entanto, a cirurgia tem limitações. Ela não pode entrar em seu corpo como se você estivesse comendo um macarrão — os médicos contam com um joystick para controlar o fluxo do equipamento. Após ser anestesiado, o sistema idealizado por Choset e Wolf consegue atingir locais pouco acessíveis e fazer procedimentos, como cortes. Talvez, o único problema pós-operatório seja a dor na mandíbula que esse negócio deve causar.



[Bloomberg]

Foto do topo por Medrobotics

FONTE: GIZMODO BRASIL


←  ANTERIOR PROXIMA → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

HORA CERTA SITE UNIVERSO

Total de visualizações

Participem Fan Page Facebook

Seguidores

PUBLICIDADE

Tecnologia do Blogger.

Postagens mais visitadas

VISITANTE ONLINE