sábado, 15 de outubro de 2016

Esta Nikon tem um sistema de refrigeração para tirar fotos das estrelas




Aquelas fotos de longa exposição do céu capturam detalhes da nossa galáxia que são invisíveis a olho nu. No entanto, elas não são simples de se fazer. Quanto mais tempo o sensor da câmera ficar ativo, mais quente ele fica, gerando ruído na imagem. Existem duas opções para contornar esse problema: viajar para lugares com temperaturas abaixo de zero ou usar uma Nikon D5500 customizada com um cooler.

Essa caixa na parte de trás da D5500 praticamente dobra o tamanho da câmera e tem um único propósito: garantir que o sensor da DSLR se mantenha numa temperatura constante, não importa quanto tempo o obturador fique aberto para uma foto de longa exposição.

Uma Nikon D5500 comum custa US$ 900 e a versão modificada sai por US$ 2.400. Para quem curte esse tipo de fotografia, vale a pena. Eu peguei a foto abaixo do site da PrimaLuceLab e dá para reparar a diferença que o cooler faz:



A parte da esquerda mostra a foto de longa exposição com o acessório ligado, enquanto na direita ele não está funcionando. Os resultados são sutis, mas dá para notar que a imagem da direita tem muito mais ruído. E quando a tentativa é capturar pequenos pontos de luz no céu, o ruído pode estragar tudo.

E aqui vem a parte ruim: é preciso abrir mão de algumas coisas para usar o cooler. Você precisará de um tripé que consiga aguentar o peso extra e ter acesso a uma fonte de energia externa, já que o mecanismo de resfriamento suga a bateria da câmera rapidamente. Então prepara-se para sair por aí carregando bastante peso. Porém, se você conseguir tirar uma única foto que se pareça com isso, vai valer a pena:


Foto por por Filippo Bradaschia via PrimaLuceLab.

[PrimaLuceLab via PetaPixel]

FONTE: GIZMODO BRASIL


←  ANTERIOR PROXIMA → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

HORA CERTA SITE UNIVERSO

Total de visualizações

Participem Fan Page Facebook

Seguidores

PUBLICIDADE

Tecnologia do Blogger.

Postagens mais visitadas

VISITANTE ONLINE