quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Duas galáxias se envolveram numa briga, e saiu algo bom disso

Duas galáxias se envolveram numa briga, e saiu algo bom disso



Há muito tempo, em duas galáxias muito, muito distantes, houve uma grande confusão. Uma nova pesquisa sugere que, cerca de 200 milhões de anos atrás, a Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite da Via Láctea localizada a 160.000 anos luz da Terra, entrou em um confronto intergalático com sua irmã mais nova, a Pequena Nuvem de Magalhães. Mas a melhor parte é o que veio a seguir.

Christian Moni Bidin e sua equipe de pesquisadores na Universidade Católica del Norte, em Antofagasta, no Chile, estão estudando um possível resultado da briga. Os cientistas acreditam que um anel de seis estrelas jovens que encontraram na beira da Grande Nuvem de Magalhães, similar às estrelas azuis brilhantes na imagem acima, provavelmente nasceu após uma colisão da Pequena Nuvem de Magalhães com a outra galáxia.

Colisões entre galáxias acontecem quando a gravidade puxa as duas massa cheias de estrela uma em direção à outra. Bidin e seu time acreditam que, neste caso, após as galáxias colidirem, seus gases e sua poeira se comprimiram, dando à luz as seis estrelas. O trabalho da equipe foi aceito para ser publicado no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Estranhamente, cinco das seis estrelas estão localizadas entre estrelas muito mais velhas. Embora sejam notavelmente mais novas que a possível colisão que as criou — entre 10 milhões e 50 milhões de anos —, Bidin diz que isso não invalida as descobertas do grupo.


Nasa

“Foi surpreendente”, contou Bidin à New Scientist. “Não há indicação de formação recente de estrelas nesta região.”

A equipe diz que perseguirá com afinco mais estrelas que possam ter surgido da confusão intergalática.

“Estudamos a ponta do iceberg”, afirmou. “Pode haver estrelas mais fracas.”

[New Scientist]

Imagem do topo: ESA/NASA/Hubble

FONTE: GIZMODO BRASIL


←  ANTERIOR PROXIMA → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

HORA CERTA SITE UNIVERSO

Total de visualizações

Participem Fan Page Facebook

Seguidores

PUBLICIDADE

Tecnologia do Blogger.

Postagens mais visitadas

VISITANTE ONLINE