terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Como construir um rádio telescópio




Pelo CAAA (Centro de Apoio a Astronomia Amadora)

Por muito tempo fiquei devendo aqui um conteúdo que falasse sobre rádio-Telescópios, cheguei a montar um para o CAAA no ano passado que no momento está desativado porque resolvi que só reativaria o mesmo assim que conseguir uma montagem EQ que suporte a antena assim como um motor para acompanhamento, pois mesmo assim ainda quero fazer umas coisas como trocar o LNB da antena que está velho e reformar os cabos.


Exemplo de Antena (Foto Tirada da Busca do Google)

Mas como eu fiquei devendo, aqui está um bom meio de se montar seu primeiro rádio-telescópio, este modelo proposto abaixo não vai servir para se fazer grandes coisas, mas com um pouco de adaptação é possível fazer medições precisas, este modelo apresentado pode com a prática e a devida calibração detectar até mesmo a distância prédios, morros, construções, pessoas passando na frente da antena, mas o objetivo aqui é primeiro o SOL, detectar o Sol mesmo com o céu nublado. (Este será o primeiro uso, e se quiser melhorar terá de equipar sua antena com equipamentos um pouco melhores)



Está foto acima é do ALMA o que eu considero o melhor rádio-telescópio do mundo atualmente, com a ajuda de um software que varre uma área cobrindo o objeto desejado e seu entorno eles conseguem com ondas de rádio criar uma imagem do objeto.

Nosso brinquedo não vai conseguir fazer isso, mas você pode ter horas de diversão, ou com o upgrade certo, e o equipamento certo você pode por exemplo monitorar áreas onde já se sabe que existem estrelas de pulso, e verificar isso na sua tela.

Vamos lá!

Materiais que você vai precisar.

1. Antena tipo Sky, Vivo, (Aquelas antenas de TV via satélite pequenas) está antena é preferível que você consiga completa, com suportes, astes, Sensor LNB na ponta e se possível o mais nova que conseguir.




2. Cabos coaxiais (Antena) e conectores para os mesmos, aprenda como fazer estas conexões e como fazer estas pontas de cabos, pode ser muito útil.



4. Ponta de Cabo P2 (Áudio) (Igual ponta de fone de ouvido).




Ferramentas que você vai precisar. (Se você for criança peça ajuda a um adulto).

Ferro de Solda
Solda
Chaves (Fenda, Fixa, Alicate)




Montando a Eletrônica.(Se você for criança peça ajuda de um adulto)

1 . Você vai fazer um cabo coaxial (antena) com um conector em uma ponta para antena, e na outra ponta você vai fazer este cabo se tornar um cabo P2 (áudio).




DICA: Se você quiser amplificar o poder deste sistema aconselho um aparelho que aumente o ganho, amplificadores de som fazem isso, só tome cuidado com a saída gerada. (Como no Exemplo da Imagem)




2 . Este cabo será a ponte entre sua antena e seu computador, conecte o cabo coaxial no LNB da sua antena, e depois o cabo P2 na entrada de microfone de seu computador.




Instalando o Software.

O programa para instalação se chama SkyPipe e o link está aqui: http://www.radiosky.com/skypipeishere.html .


Exemplo da captura do SkyPipe

Com o software instalado vem a parte de calibrar ele, onde ele mesmo tem um modo de calibração.

Nas fotos abaixo o nosso Rádio Telescópio funcionando.







Abaixo link do vídeo mostrando o software funcionando.

https://video-atl3-1.xx.fbcdn.net/hvideo-xap1/v/t42.1790-2/1529066_330215967147282_1907839815_n.mp4?efg=eyJybHIiOjUzNCwicmxhIjo1MjAsInZlbmNvZGVfdGFnIjoibGVnYWN5X3NkIn0%3D&rl=534&vabr=297&oh=0031b2bb2b71876ae060ad5964543d31&oe=56147E62

Notem no vídeo que o cabo está conectado a entrada de microfone do notebook.

Algumas imagens sobre Rádio Telescópios que podem ajudar no entendimento de como funciona este equipamento.



Um Software que pode ser de grande valia para a calibração é o WinRádio. (Mas cada um se acostuma a um modo diferente, aconselho a procurar na internet, descobrir mais sobre o assunto, temos também o SDR que é outro software muito bom)

Mais Informações

Outros Projetos com Rádio-Telescópios amadores podem ser vistos neste site official da Nasa: http://radiojove.gsfc.nasa.gov/software/

Existem outros softwares específicos para análise dos sinais de rádio no mesmo site, ou até mesmo em outros sites especializados no assunto, infelizmente a maior parte deles em inglês.

Resaltando que este modelo que disponibilizamos aqui é muito fraco para outras coisas que não o Sol, e precisa de um pouco de eletrônica e potência a mais para revelar mais objetos do universo, mas nada impossível, o Rádio que temos opera com uma potência de ganho de 20% a mais do que o descrito aqui, mas o aparelho que dá esta potência custa quase R$350,00 o que é considerado absurdo para um projeto amador.

Alguns chegam a montar suas próprias antenas, mas no final qualquer um com um pouco de estudo vê que a rádio astronomia não é um bixo de 7 cabeças como muitos por ai pensam ou fazem os outros acreditarem.

O Ideal é que se tenha uma montagem EQ motorizada se você quiser mesmo dar um upgrade no equipamento a ponto de monitorar estrelas, pois com o equipamento estático fica bem limitado o uso e você básicamente consegue detectar que a estrela está passando na frente do aparelho, mas acaba não conseguindo acompanhar, o que impossibilita qualquer estudo mais sério com acompanhamentos longos e diários.

O que você vai conseguir com este rádio é uma faixa entre 10mhz por isso fique atento ao calibrar o SkyPipe para sua antena, qualquer coisa além disso pode ser ruído, ou pode ser estações de rádio localizadas aqui mesmo na terra, alías você vai estar sujeito a muitas interferências. O ideal é se aprofundar um pouco em Eletrônica e aprender a construir filtros para as faixas de frequência, e se possível criar um seletor para alternar entre elas.

No mais boa sorte, e mande suas fotos ou dúvidas para nós.

Mais referências e fontes para estudo:

http://lief.if.ufrgs.br/~gentil/astro2.html

(http://www.scienceinschool.org/2010/issue15/alma)passo.
Science in School 15:. 44-49
http://www.scienceinschool.org/2010/issue15/alma (/2010/issue15/alma)

Referências da Web
(http://www.parkes.atnf.csiro.au/news_events/apollo11/index.html)11.
(http://ec.europa.eu/education/trainingdatabase/index.cfm?
fuseaction=DisplayCourse&cid=29914)artigo.
Para uma atividade para investigar a transmissão de rádio e da propagação de ondas eletromagnéticas no ar, veja:
Apresentando com um experimento (/2006/issue3/radio) simples. Science in School 3: 39-42.

http://www.scienceinschool.org/2006/issue3/radio (/2006/issue3/radio)

Para saber mais sobre a radiação eletromagnética e como ela é usada em astronomia, veja:

Mignone C, R Barnes (2011) Mais do que os olhos: o espectro
(/2011/issue20/em)eletromagnético. Science in School 20:. 51-59
http://www.scienceinschool.org/2011/issue20/em (/2011/issue20/em)

FONTE: caaabr.wordpress.com


←  ANTERIOR PROXIMA → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

HORA CERTA SITE UNIVERSO

Total de visualizações

Participem Fan Page Facebook

Seguidores

PUBLICIDADE

Tecnologia do Blogger.

Postagens mais visitadas

VISITANTE ONLINE